Oferta de exames laboratoriais no município aumentam cerca de 170%

Por meio de uma organização e estratégia de toda a administração da Fundação Municipal de Saúde (FMS), as cotas mensais de exames laboratoriais aumentaram para benefício dos moradores de Tubarão. A falta de quantidade de exames, sempre foi um problema, pois acabavam nos primeiros dias do mês em praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir do próximo mês serão 28 mil cotas mensais distribuídas para nos postos.

 

 

Em janeiro de 2017, a gestão ampliou os tetos financeiros para os cinco laboratórios contratualizados, encerrando o ano com o dobro do número de exames ofertados, de um pouco mais de 10 mil para mais de 21 mil cotas. Durante agosto de 2018, ainda com algumas UBS com a falta de exames, houve o segundo incremento nos valores, que passaram a ser quase o triplo do valor inicial, chegando a 28 mil. Além de passar a ser regulados pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG) a partir do mesmo mês, facilitando todo o processo.

 

 

O setor de planejamento, em parceria com a Central de Regulação Municipal, tem monitorado todas as necessidades de oferta de serviços auxiliando nesses processos, e se haver necessidade, pode haver até um terceiro incremento nestes valores”, relata o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

 

 

O aumento foi 169% a mais na oferta de exames laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E é nítido que as cotas estão suprindo as necessidades da população, pois durem até o fim do mês em praticamente todas as unidades. “Sabemos que este é apenas um dos nós críticos desatados por esta gestão e que muito ainda temos que melhorar, mas a cada conquista a população tubaronense é a maior beneficiada”, afirma a coordenadora do setor de Planejamento, Simone Hoffmann Maiato Santana.