Município e consórcio assinam concessão do transporte público

A assinatura da concessão do transporte público com duração de 20 anos entre a prefeitura e o Consórcio Capivari Transgeraldo, formalizado nesta segunda-feira (15), finalmente devolveu ao serviço a condição de operação juridicamente regularizada e sem impedimentos para a implantação de diversas melhorias e benefícios aos usuários em Tubarão. A partir de agora, o consórcio terá 180 dias para implantar as exigências estabelecidas.

 

A primeira novidade funciona em período de testes: o aplicativo Moovit (disponível para os sistemas Android e IOS), utilizado em vários países e que oferece aos usuários itens como o controle de rotas, distâncias, tempo de espera e o deslocamento em tempo real do ônibus. A cobertura hoje é parcial, mas nos próximos meses vai abranger todas as linhas.

 

A bilhetagem eletrônica, estação de transbordo entre linhas diferentes (a antiga estação rodoviária seria um dos locais), veículos mais confortáveis com ar-condicionado, acessibilidade e câmeras de monitoramento interna e externa são algumas das melhorias que o Capivari Transgeraldo disponibilizarão nos próximos seis meses. Para o prefeito Joares Ponticelli, a assinatura da concessão marca um dia emblemático para a Cidade Azul.

 

“Estou muito feliz por esse dia emblemático, pois chegamos a conclusão de que a luta diária vale a pena e estamos conseguindo avançar, com muito esforço, o que é mais gratificante e nos enche de satisfação. Temos sérios problemas de mobilidade urbana, pois nossa cidade é cortada por um rio, uma rodovia federal e uma ferrovia, e utilizar mais o transporte coletivo vai ajudar a amenizar a situação. Mas as pessoas só deixarão o conforto do carro se tiverem à disposição ônibus confortáveis e seguros, boa oferta de horários e rotas e isso vai ser possível a partir de agora com a concessão”, destacou o prefeito.

 

A revitalização do terminal de passageiros na margem esquerda está perto de ser uma realidade, embora a obra seja de iniciativa da prefeitura e independente da concessão. Ela será viabilizada através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que será assinado no próximo sábado (20), em Florianópolis, e vai permitir outras obras estruturantes que impactarão na mobilidade urbana, como uma das duas novas pontes sobre o Rio Tubarão.

 

Enquanto os passageiros poderão conferir o serviço através do Moovit, o município poderá acompanhar as operações do transporte coletivo através de um sistema GPRS e verificar se o consórcio cumpre o que consta na concessão.