Iniciado o cronograma de palestras para idosos do programa Oficinas da Sabedoria

Idosos que fazem parte dos 29 grupos organizados pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social começaram nesta semana a participar das palestras feitas por profissionais do Sesc sobre a demência e suas consequências. O grupo da localidade de KM 60 foi o primeiro a receber as orientações.

 

As palestras fazem parte do projeto Ponto de Encontro, cujo tema é “Estímulo à memória – conhecendo as demências”, ministrado pelo professor José Luiz Maia Grigolo e integram as atividades do programa Oficinas da Sabedoria, coordenado pela assessora especial do prefeito Eza Zabot e pela assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan.

 

O objetivo das palestras é estimular a memória das pessoas idosas inseridas nos grupos, possibilitando o conhecimento de suas demências e conhecendo as potencialidades e limitações através de várias atividades. A demência gera um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, gerando problemas cognitivos de memória, raciocínio e afetando também a linguagem, o comportamento e alterando as rotinas do idoso.