Técnicos da Educação participam de evento promovido pelo governo federal

Técnicos da Fundação Municipal de Educação (FME) participam nesta terça (04) e quarta-feira (05), em Florianópolis, do Mais Brasil – FNDE em Ação Pela Educação. O evento promovido pelo governo federal e organizado pela secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC), contará com palestras de especialistas, que abordarão temas voltados ao financiamento e prestação de contas na educação, com o objetivo de reforçar a proposta de investir na gestão estratégica e financeira.

 


O prefeito Joares Ponticelli, presidente da Fecam, participou da solenidade de abertura. Para ele, eventos como este são fundamentais para promover a boa gestão dos recursos públicos. “Compreendemos como fundamental o repasse de informações do governo federal sobre critérios e formas de gestão dos recursos do FNDE para os servidores da área de educação dos municípios. As prefeituras que participarem certamente vão receber informações importantes para melhorar a administração dos programas e recursos municipais”, destacou.

 


Entre outros conteúdos, na manhã desta terça-feira (04), os participantes puderam acompanhar a palestra Gestão e Inovação na Educação, ministrada pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. Até quarta-feira (05), temas como monitoramento e execução de obras, transporte escolar, alimentação escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano de Ações Articuladas, dentre outros programas gerenciados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) serão abordados.

 


Os técnicos também receberão informações referentes aos programas suplementares destinados à Educação Infantil, ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, bem como orientações quanto à operacionalização do Sistema de Prestação de Contas (SiGPC) e módulos do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec). “Todos os conteúdos serão, posteriormente, repassados aos nossos gestores e temos certeza que serão esclarecedores, pois a boa aplicação dos recursos públicos é fundamental para ampliar a qualidade do ensino em nosso país”, ressaltou o diretor-presidente da FME, Maurício da Silva.