Reforço escolar começa a ser oferecido aos alunos da rede municipal

Cerca de 400 alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão participar, a partir desta semana, do reforço no contraturno das disciplinas de Português e Matemática, que será disponibilizado pela Fundação Municipal de Educação. O reforço será oferecido em dois encontros semanais – uma hora para cada disciplina, aos estudantes que tiveram a média do bimestre menor do que sete (7).

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva explica que será um reforço escolar triplo, já que o aluno vai contar com o apoio do professor titular, do professor do contraturno e dos pais para recuperar a nota e assim ter melhores oportunidades de aprendizagem. “O professor titular vai apresentar um diagnóstico completo do aluno ao professor do contraturno para que ele possa trabalhar as dificuldades específicas daquele estudante”, explica Maurício.

 

Para que o reforço seja bem-sucedido, foram realizadas reuniões com os pais, com o propósito de torná-los fiscalizadores e apoiadores da educação de seus filhos, ajudando, assim, a construir melhores resultados escolares. “Os pais têm que participar mais da escola, acompanhar o calendário escolar e cobrar as tarefas. Todos os participantes do processo, sejam educadores ou os pais, estão bem informados e alinhados com este projeto, por isso creio que teremos ótimos resultados”, afirma Maurício.

 

Para efetivar o reforço no contraturno, uma das iniciativas do projeto “Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho”, foram chamados oito professores da lista de ACT, que vão trabalhar, principalmente, as bases das disciplinas. “Operações básicas na matemática e leitura, escrita e interpretação de textos, em Língua Portuguesa, são conteúdos que precisam ser dominados completamente pelos alunos, pois são bases para todas as outras disciplinas”, atesta o professor Maurício.