Especial Troféu Salim Mussi Miguel – Hercílio Luz: Salim Mussi Miguel deixa legado no futebol profissional

O vermelho e branco para centenas de tubaronenses carrega um significado forte e apaixonante, que rodeia gerações desde 1918. Naquele ano, o gosto pelo futebol inspirou e uniu amigos com o propósito desafiador de fundar o primeiro time da Cidade Azul: o Hercílio Luz Futebol Clube. Após o nascimento, mães, pais e filhos de diferentes bairros se reuniam em uma só família para vibrar, torcer e apoiar o Leão do Sul. “O nosso grande divertimento era, ao menos para mim e muitos colegas, participar do futebol do município”, lembra o doutor Mário Caporal, presidente de honra do clube.

 

Acompanhando o crescimento do elenco vermelho ano a ano, ele teve a honra de conhecer Salim Mussi Miguel. “Senti de perto toda sua paixão pelo Hercílio, um hercilista ferrenho, além de um desportista exemplar, que investiu no esporte”, afirma. O legado de Salim se materializa no tempo em que seu filho, Michel Miguel, esteve à frente do colorado e nas mãos dos atletas, clubes e associações do município que recebem o troféu que leva o nome da família. Na última sexta-feira (17), na cerimônia tradicional de entrega da premiação, o tempo se tornou atemporal para o amor hercilista. O atual presidente do clube Fábio Mendonça recebeu o prêmio pelos 100 anos de trajetória, representatividade e tradição do time, na solenidade que ocorreu na Arena Multiuso.

 

Quem passa na frente da Leão Store, localizada no estádio Aníbal Torres Costa, relembra cada capítulo de luta do Leão. Fotos antigas, taças e conquistas estão dispostas na vitrine, levando o torcedor às memórias por vestir a camisa vermelha. Assumindo a presidência em 2017, Fábio participou de grandes momentos vividos pelo clube: o acesso para a série A do Catarinense, em 2017; Vice-campeão da Série B e da Copa Santa Catarina, em 2018. “Ficamos muito contentes por ver a gestão que está sendo feita e fazendo toda essa reformulação”, comemora. As palavras finais do presidente se referem a nova fase que o Hercílio Luz está percorrendo, com a venda do Aníbal. Em três anos as arquibancadas vermelhas estarão localizadas no bairro São Martinho, local onde será construído o novo estádio e Centro de Treinamento do time.

 

 

Paixão que não tem série

 

 

Integrar a torcida organizada do time do peito é saber cada canção, tomar as dores das situações difícil e celebrar intensamente cada vitória. William Pereira conheceu o colorado ainda pequeno. “Desde que nasci meus pais e irmãos sempre foram envolvidos com o futebol”, relata. Ao assumir a secretaria do clube teve que arcar com obrigações administrativas, mas nem por isso deixa de apoiar o elenco, onde quer que seja o jogo. “Inclusive estamos indo viajar nesta sexta-feira (24) para o Rio de Janeiro, vamos acompanhar o time no jogo pela Série D do Brasileirão”, destaca.

 

Tanto para William, quanto para a secretária e torcedora Evellin Prust, trabalhar no clube é respirar futebol. “Entro aqui nove horas da manhã e saio quando for necessário, pois amo tudo isso. É diferente de ser um funcionário comum”, completa sorridente. Quando perguntada sobre o que é ser uma mulher hercilista, ela revela que o respeito é marca registrada dos colorados. Seja na direção, na parte administrativa, dentro de campo ou na arquibancada, o centenário traz à tona na voz de cada hercilista a paixão que não tem série e que entoa o hino “Vibra que é teu, Leão do Sul!”.