Gestão social de bacias hidrográficas é tema de capacitação

A gestão social de bacias hidrográficas é o tema de uma capacitação que será promovida pela Tecnologia Social em Gestão da Água (TSGA), órgão ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições podem ser feitas até o dia 13, no site do programa (acesse o link aqui)

A capacitação ocorre em Araranguá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no campus da UFSC. Este curso tem como objetivo o fortalecimento das comunidades, capacitando os técnicos e atores sociais municipais para a gestão do recurso água.

Tubarão já participa do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) através das secretarias de Proteção e Defesa Civil e Desenvolvimento Econômico e da Fundação Municipal de Meio Ambiente e demais parcerias regionais.

O TSGA visa contribuir para o uso sustentável da água, através do apoio à capacidade de gestão local de comunidades de bacias hidrográficas em Santa Catarina. Para tanto, conta com o comprometimento executivo da UFSC, da Epagri e Embrapa com o patrocínio da Petrobras.

Na região, as entidades planejam a implantação de uma das tecnologias sociais para o uso eficiente da água na rizicultura, proteção de mananciais, educação ambiental e na formação, sensibilização e capacitação à gestão da água.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT