Consumidores podem renegociar dívidas pela internet

Em parceria com diversas empresas do país, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) disponibilizou aos consumidores a possibilidade de solicitar a renegociação de dívidas com instituições financeiras pela internet.

Para participar, o consumidor deve acessar o site www.consumidor.gov.br, se cadastrar (caso ainda não tenha cadastro), selecionar uma instituição financeira participante e formalizar sua solicitação de renegociação de débitos.

 

Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida. Já no campo “Descrição da Reclamação”, ao relatar seu problema, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.

 

É importante lembrar que o consumidor.com.br é um serviço público monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) – do Ministério da Justiça e Cidadania e atua como uma alternativa para a solução do problema diretamente com as empresas cadastradas. Contudo, a plataforma não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor (Procon), que permanecem à disposição para orientar e auxiliar o consumidor em seus pedidos de renegociação de dívidas.