Alunos da rede municipal terão reforço triplo

Para implementar as seis medidas do projeto “Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho”, que visam melhorar as atitudes e os rendimentos dos alunos da rede municipal, a Fundação Municipal de Educação (FME) de Tubarão vai implantar mais algumas ações no segundo bimestre do ano letivo.

 


Os temas que serão trabalhados nos próximos meses foram apresentados na tarde da última terça-feira (23), em reunião conduzida pelo diretor-presidente da FME, Maurício da Silva, da qual participaram as diretoras das 14 escolas de Ensino Fundamental.
Durante a reunião, o diretor-presidente falou às diretoras sobre as principais diretrizes que serão trabalhadas e explicou como vai funcionar o reforço em Português e Matemática que será disponibilizado aos alunos com nota menor que sete. “Será um reforço escolar triplo, já que o aluno vai contar com o apoio do professor titular, do professor do contraturno e dos pais para recuperar a nota e assim ter melhores oportunidades de aprendizagem”, adianta Maurício.

 


Para assegurar o retorno do investimento, já que a fundação vai contratar professores para administrar as aulas de reforço, ocorrerá reunião prévia com os pais e com os professores – titular e do contraturno. “Queremos que todas as ações fiquem bem claras para todos, e, principalmente, teremos atenção especial aos conteúdos, para garantir que as etapas retrabalhadas sejam, de fato, as que aluno ainda não domina”, ressalta o diretor-presidente.

 


Outra medida é a fixação da data das provas da rede municipal. No segundo bimestre, as avaliações ocorrerão às terças e sextas-feiras. “Com dias estipulados, fica mais fácil para os pais cobrarem o estudo, bem como evita-se o acúmulo de provas no mesmo dia. Assim, o aluno não poderá alegar desconhecimento. Provas visam aperfeiçoar os processos de ensinar e de aprender, por isso requerem organização, clareza, propósito educativo e previsibilidade”, salienta Maurício.