Paradesportista tubaronense tem futuro promissor na natação

Dentro do cenário esportivo, os desafios sempre terão largo espaço, afinal, são eles que rebobinam o coração dos atletas diariamente, os fazem ir em frente, na busca dos objetivos. A partir da força de vontade, os esportistas encaram treinamentos intensos e tornam a palavra superação constante no vocabulário. Para os paradesportistas, a sensação de vencer é ainda mais engrandecedora.

 

Com sete meses de treino, Luiz Otávio de Farias é um dos paratletas tubaronenses que tem se destacado na natação. Ao disputar pela primeira vez o Parajasc, em 2018, o esportista já trouxe para casa quatro medalhas – ouro nos 100 metros peito e três medalhas de prata: 100 metros costas, 50 livre e 100 livre.

 

Das piscinas catarinenses às nacionais, no último fim de semana, Luiz teve a oportunidade de competir ao lado de grandes nomes do esporte paraolímpico. Trata-se do Circuito Loterias Caixa de Natação. A disputa ocorreu em Curitiba, na Universidade Positivo. Apesar de não alcançar o pódio, o paratleta revela que, ao longo do campeonato, pôde visualizar o futuro promissor que pode alcançar.

 

“A maior conquista foi a experiência. Lá foi uma competição forte, atletas de alto rendimento. Agora, quero chegar no potencial deles, sei que, com muito treino, chegarei lá! Isso pode fazer com que o paradesporto cresça em Tubarão. Espero ser o percursor para que isso aconteça”, afirma – com um sorriso no rosto.

 

O jovem, que teve Paralisia Infantil após um mês de nascimento, atualmente possui 26 anos e divide a rotina esportiva com os estudos e trabalho. “Estou tentando conciliar isso e ver o melhor meio de melhorar meu rendimento”. Ele ainda complementa que apesar de ter deficiência, sempre há um jeito de dar o próximo passo.

 

O principal elo de motivação frente ao preconceito é a atitude de seguir, se superar, se auto revelar e, assim, mostrar as pessoas o quanto é capaz. “O mundo precisa entender que, na verdade, não somos deficientes e sim eficientes”, finaliza.

 

É importante destacar que, com a conquista do Parajasc, Luiz é um dos beneficiados com programa Bolsa Atleta, realizado pela Fundação Municipal de Esporte.

 

O Circuito

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro é quem organizada o Circuito Loterias Caixa. O evento é o mais importante nas modalidades de atletismo, halterofilismo e natação e compreende quatro fases regionais e duas nacionais. O principalmente objetivo é dar oportunidade para novos atletas de elite.