Mudança positiva na gestão em Saúde resulta em premiações para Tubarão

Regular o acesso as filas de espera, auxiliando na classificação de risco e a judicializar os medicamentos, para obter um tratamento mais adequado para o paciente e uma economia para o município. Estes foram os temas dos dois trabalhos tubaronenses, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que passaram para 16º Mostra Brasil aqui tem SUS Nacional, que acontece durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.

 


Depois de serem premiados e classificados como experiências exitosas estaduais no 70º Congresso do COSEMS – SC, que ocorreu na última semana, em Piratuba, os produtores foram convidados a participar da etapa nacional. Concorrendo, alguns outros trabalhos de todas as Secretarias Municipais de Saúde do Brasil, que possuem um só objetivo: mostrar o que dá certo e que pode inspirar profissionais de saúde e gestores.

 


O resultado positivo é fruto de uma nova gestão em Tubarão. O incentivo aconteceu para todos os técnicos, mostrando que eles podem ter autonomia no desenvolvimento das atividades. Uma organização que visa a resolutividade e transparência de todos os processos do município. “Isso dá um orgulho muito grande para a equipe da Fundação de Saúde e para a gestão. É uma resposta de que as coisas estão encaminhando certo”, destaca o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol.

 


Os trabalhos são reflexos dos ajustes na fundação, resultados da criação de três novos setores que não existiam e agora são peças fundamentais para que todo o fluxo da organização funcione bem.

 


Judicialização de Saúde: setor que realiza a avaliação da redução do fluxo das ações judiciais para o município. Divido em três partes: Central do Cidadão – pedidos administrativos de medicamentos que não possuem na farmácia básica. Perícia de Medicamentos Administrativos – Onde é realizado a aprovação desses medicamentos. E a Farmácia Judicial – Onde chegam os processos judiciais com decisão da entrega desses medicamentos.

 


Planejamento em Saúde: setor que planeja a contratação dos profissionais para todos os serviços disponibilizados, que varia de acordo com cada demanda. Tem um olhar inteligente, facilitando a implementação quando necessário e a diminuição de recursos para os que não tem procura.

 


Central de regulação: setor que regula os sistemas das filas para os serviços, o Sisreg. Ele classifica de uma melhor forma o paciente para saber exatamente onde inserir na fila, fazendo de uma forma correta e totalmente legal dentro do Sistema Único de Saúde.