Policlínica Central completa um mês de atendimento em urgências
Desde o último dia 6 de março a Policlínica Central, situada no Centro de Referência em Saúde Margem Direita, no bairro Oficinas, possui um horário de atendimento, das 16 até as 22 horas, especíifico para diminuir a grande demanda do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o principal da cidade, aos atendimentos do setor da emergência e urgência.
Faltando um dia para completar um mês deste tipo de atendimento, mais de 1.400 pessoas procuraram a unidade neste período, onde os mais recorrentes problemas atendidos se referiam à infecções de garganta e de ouvido, e diarreia. Com uma grande demanda, tiveram pacientes referenciados dos postos de saúde e do próprio hospital. Somando um total de mais de nove mil atendimentos gerais no mês de março, entre os 17 serviços oferecidos no local.
A novidade para este mês, é a normalização de serviços para as mulheres, como mamografia e um ginecologista. E a ortopedia, que depois de um tempo sem profissionais a procura da vaga, neste ano a Fundação Municipal de Saúde (FMS) conseguiu efetivar duas contratações. Onde ambos voltam a funcionar a partir da segunda quinzena de abril.
Observações importantes:
É de extrema importância reprisar que o atendimento de clínico geral no local, só inicia após fecharem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), depois das 16 horas. Ou seja, a recomendação é que procure as unidades para atendimentos antes desse horário.
O atendimento da policlínica é classificado de acordo com o protocolo de colhimento de classificação de risco, onde após uma triagem baseada nos sintomas do paciente, ele é identificado por cores. Assim, representando o quadro e o tempo de espera. O mesmo sistema utilizado no hospital, ou seja, a diferença da policlínica para o hospital é que, a policlínica tem como objetivo atender só os casos urgentes.
Para relembrar as classificações:
Vermelho: são pacientes que não podem esperar, precisam de atendimento imediato.
Laranja: são os pacientes que são muito urgentes, precisam de um atendimento praticamente imediato também.
Amarelo: Os que recebem essa cor necessitam de um atendimento rápido, mas podem aguardar.
Verde: são classificados como pouco urgentes. Podem receber atendimentos no local ou serem encaminhados para outros serviços de saúde.
Azul: não são urgentes. Na maioria das vezes são encaminhados para os postos de saúde.