Acupuntura: serviço é ofertado na Policlínica Central

O ambiente é todo relaxante, de luzes apagadas a músicas de fundo, é assim que funciona a sessão de eletroacupuntura na Policlínica Central. São 17 minutos que passam voando para quem está em tratamento, mas que fazem uma grande diferença.

 

Conhecida como auxílio para quem quer se livrar das dores musculares, do estresse e da enxaqueca, a acupuntura é derivada de uma técnica milenar originada há muito tempo no oriente e não é muito reconhecida no Brasil, mas ganha inúmeros elogios para quem a descobre.

 

Dona Maria Nazaré Teixeira possui fibromialgia faz alguns anos, os remédios receitados pelos médicos, não faziam efeito e por indicação, ela ficou sabendo do tratamento disponível na policlínica e foi atrás do método. E na última consulta, ela deixou claro que quer voltar. “Eu não conseguia trabalhar de tanta dor. Hoje, estou melhor, é uma experiência relaxante e que melhorou minhas dores.” conta.

 

Ela é uma de muitas pacientes que passam pelo consultório e se apaixonam pela técnica. Algo, que o fisioterapeuta que trabalha a 11 anos com acupuntura, fica satisfeito pela grande aderência e pelos resultados positivos. “É muito gratificante ver que o meu serviço realmente ajuda os pacientes. É uma questão de acolhimento, eles me acolhem e eu acolho eles,” relata André Fausto do Carmo.

 

Todo o procedimento é realizado com agulhas de aços inoxidáveis e que são descartáveis. Praticamente indolor, o processo é elétrico e por isso, só não é aconselhado para pessoas que possuem marca-passo, porque há chances de interferir no aparelho, segundo o profissional.

 

A Policlínica Central tem cota para 100 consultas mensais para a acupuntura. Essas consultas são marcadas após um encaminhamento vindo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) solicitando tal tratamento. Os horários disponíveis são na segunda-feira de manhã e nas sextas-feiras à tarde.