Prefeitura vai contratar análise técnica para verificar situação das pontes

O prefeito Joares Ponticelli conheceu, na tarde desta quinta-feira (14), detalhes do auto de constatação emitido pela Defesa Civil, após vistoria nas pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse.

 

A análise dos engenheiros da prefeitura, que foi acompanhada por técnicos da Defesa Civil, aponta patologias observadas nas estruturas, denominadas como carbonatação, descolamento de concreto e corrosão de armadura.

 

Segundo o documento, “a carbonatação é um fenômeno físico-químico que pode limitar a vida útil das estruturas de concreto armado. Através da redução da alcalinidade do concreto, altera as condições de estabilidade química da película passivante da armadura, criando condições favoráveis para o início do processo corrosivo”.

 

Segundo um dos engenheiros, a patologia deve ter tido origem no processo construtivo, quando a armadura de ferro foi alocada muito próxima das laterais da estrutura. Com o desgaste em alguns pontos do concreto, a ferragem ficou à mostra, sofrendo com a ação do tempo.

 

Aparentemente os danos na estrutura não são resultantes de sobrecarga, já que encontram-se quase sem alteração, se comparados com outras vistorias realizadas em anos passados. Para uma análise mais profunda, no entanto, da real situação de segurança das pontes, os engenheiros sugeriram “a contratação de empresa especializada para realização de ensaios laboratoriais e/ou in situ, com a aplicação de testes específicos, considerando os vários níveis de avaliação da segurança sugeridos na literatura”.

 

Diante do relatório, o prefeito Joares Ponticelli determinou que a secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, desencadeie o processo licitatório para a contratação dos testes sugeridos. “Vamos buscar assessoria técnica para nos assegurarmos de que todas as pontes estão em plenas condições de utilização e faremos esse trabalho não só na Nereu Ramos, e Heriberto Hulse, mas também na Dilney Chaves Cabral, Orlando Francalacci e Manoel Alves dos Santos”, destacou o prefeito.

 

Segundo o secretário Nilton de Campos, ainda essa semana será elaborada a solicitação da contratação da empresa especializada, o que deve ocorrer após os prazos legais de licitação e contrato.

 

A vistoria que deu origem ao auto de constatação foi realizada no último dia 04 de fevereiro, pelos engenheiros civis, Guilherme Daufenbach e Richard Rodrigues Alexandre, juntamente com o diretor de prevenção da Coordenadoria de Defesa Civil, Murilo Damian Ribeiro, todos servidores da Prefeitura de Tubarão.