Medicamentos podem ser retirados nos postos de saúde
Nem todos sabem, mas uma prática bastante comum por parte dos pacientes que utilizam os serviços da rede municipal de saúde, de retirar os medicamentos na Farmácia Básica Central, não é necessária, em grande parte dos casos, uma vez que os postos de saúde os fornecem.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fornecem medicamentos básicos, como analgésicos, anti-inflamatórios, remédios para diabetes, hipertensão, asma, dentre outros, estão disponíveis nos postos dos bairros, sob a supervisão de três farmacêuticos do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), no que diz respeito ao estoque.
Importante ressaltar, entretanto, que existem, de fato, alguns tipos de medicamentos que só podem ser retirados na Farmácia Básica. São eles o Succionato de Metoprolol de 50 e 10 mg, o Aciclovir de 200 mg comprimidos, os medicamentos controlados pela portaria 344/1998 e os antibióticos. Aliás, com relação aos antibióticos, a partir do próximo dia 26, eles serão fornecidos na Policlínica Central, das 13 horas às 18h30.
Caso o paciente não encontre nos postos o medicamento que necessite, e que deveria estar disponível, ele deve entrar em contato com a Farmácia Básica ou com a enfermeira chefe da UBS para que o remédio seja solicitado e encaminhado ao posto.
A Farmácia Básica, a partir do dia 26, inclusive, distribuirá senhas para atendimento das 7 às 12 horas, até o dia 15 de fevereiro. Por sua vez, as Farmácias Componente Especializado e a Judicial estarão fechadas entre os dias 26 e 28 de dezembro, e atenderão das 7 às 12 horas entre os dias 2 de janeiro e 15 de fevereiro.