Entrega de Unidade de Saúde reformada comprova a busca da qualidade no setor

A comunidade de São Tomé, no bairro Oficinas, recebeu na manhã desta sexta-feira (14) a Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reformada e revitalizada. Denominada de Oficinas II, a unidade atende moradores da comunidade e da região também conhecida como Loteamento Soratto.

 

 

Inaugurada em 2016 a unidade já não apresentava as condições necessárias para atender a população. Devido a infiltrações e outros problemas estruturais, foi necessária uma intervenção imediada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que conseguiu deixar o local em ótimas condições. Na reforma foram eliminadas as infiltrações, substituído o reboco das paredes, trocadas as portas, pisos e rejuntes, inclusive com colocação de revestimento nas paredes internas, dentre outros reparos.

 

Durante o ato de entrega da unidade, que contou com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e servidores que atuam no local, o prefeito Joares Ponticelli enalteceu o trabalho ali realizado, chamando a atenção para a qualidade dos serviços. Joares repetiu o que tem declarado, que obras públicas precisam de qualidade para não terem que ser reformadas pouco tempo depois da inauguração, como essa. “A corrupção que assola o Brasil não é só representada pelos que se apossam do dinheiro público, mas, também, pelos que não têm cuidado com a aplicação de recursos, aceitando obras mal feitas e serviços sem qualidade”, assinalou o prefeito. Em sua mensagem, Joares parabenizou os funcionários que atuam na UBS Oficinas II, que recentemente alcançaram o conceito “Muito Bom” do PMAQ. “Mesmo que a atual administração esteja investindo nos espaços, adquirindo veículos e equipamentos, promovendo capacitação, a melhor forma de sermos reconhecidos está no atendimento que damos aos cidadãos”, pontuou.

 

O presidente da FMS, Daisson Trevisol, agradeceu o apoio da comunidade local, que solicitou e acompanhou todo o trabalho de reforma e dos servidores da Fundação que coordenaram os serviços. “Agora a comunidade de São Tomé e arredores passam a ter um equipamento descente, com o conforto e a qualidade que todos merecem”, disse Daisson.

 

Antonio Júlio de Oliveira, membro da comunidade, presidente do Conselho Local de Saúde, agradeceu pelo que chamou de grande presente à comunidade. “Antes a gente entrava aqui e se deparava com um local quase insalubre, agora a realidade é outra e a gente agradece à prefeitura pela reforma”, declarou o presidente.

 

A UBS Oficinas II é constituída de sala de vacina, sala de triagem, sala de curativo, sala de enfermagem, sala de reuniões, consultório odontológico, consultório médico e farmácia. A equipe de atendimento conta com um médico, um médico reforço (um dia por semana), uma enfermeira, uma técnica e vacinadora, sete agentes comunitários de saúde, uma dentista, um auxiliar de consultório dentário e dois administrativos.