Plano de macrodrenagem é apresentado

Instrumento que irá ajudar no crescimento da cidade a partir da análise de riscos e perigos de eventos como temporais, cheias e alagamentos, o Plano de Macrodrenagem de Tubarão foi apresentado à comunidade tubaronense na terça e quarta-feira. Encomendando pela prefeitura em 2016, o plano foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Na terça-feira a apresentação foi em um evento aberto a comunidade na EEF Noé Abati, no bairro São Clemente. Nesta quarta-feira (12), no salão nobre da Unisul, à tarde, para lideranças, representantes de instituições e governos, universidade e imprensa. À noite, no mesmo local, para a comunidade em geral.

 

As apresentações foram conduzidas pelo professor dr. Joel Avruch Goldenfum, da equipe da UFRGS, que elaborou o plano. O evento foi acompanhado por representantes de instituições como Corpo de Bombeiros, Amurel, AGR, Comitê da Bacia do Rio Tubarão, além de secretários de diversas pastas da prefeitura, entre elas a Fundação do Meio Ambiente (Funat) e Defesa Civil, que participou ativamente da produção do plano de macrodrenagem.

 

Esse trabalho minucioso que demorou mais de dois anos para ser concluído será aplicado junto a outros instrumentos como Plano Diretor e plano de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

 

“É uma proposta de gerenciamento das águas da chuva de forma que junto com o plano diretor, coleta de lixo e a questão de Educação seja feito o melhor manejo das águas e com isso mininizar custos na medida do possível. Agora vem a parte legal para implantação, transformar as propostas através do Legislativo, executar a implementação das obras para cada sub-bacia e finalmente buscar as fontes de recursos para essas obras”, destacou Joel.

 

O prefeito Joares Ponticelli usou como exemplo uma das obras de revitalização dos acessos como preocupação em fazer desde já os investimentos necessários na macrodrenagem.

 

“Estamos finalizando a revitalização da rua Padre Dionísio da Cunha Lautdh, que recebeu uma grande obra de macrodrenagem. Foi um grande investimento, mas bem pequeno diante de toda a demanda que a cidade precisa. E estamos aqui hoje para melhorar essa realidade. A entrega desse plano amplia o nosso compromisso e a nossa responsabilidade de buscarmos as parcerias necessárias para as melhorias e espero que todos possam ajudar”, destacou Joares.