Mais de 100 animais já estão cadastrados no mutirão
Através do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura vai realizar na segunda-feira (28) um mutirão de castração para cães e gatos de famílias de baixa renda. Serão disponibilizadas cirurgias para 100 animais. O período de inscrição termina nesta sexta-feira (25).
Como mais de 100 animais já estão inscritos, agora serão avaliados os cadastros para selecionar as famílias e a quantidade de animais de cada uma. O mutirão será realizado por meio de um projeto que tem por objetivo diminuir a superpopulação de cães e gatos, e foi dimensionado para cidades de Santa Catarina, autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
A ação será executada pelas médicas veterinárias Kátia Chubaci e Marina Moneta Dante, de Florianópolis. As profissionais já atuaram em mutirões semelhantes em Imbituba e Criciúma. A técnica utilizada é chamada de gancho e faz uma incisão de aproximadamente um centímetro.
Quem tiver interesse em castrar o seu animal, pode trazer os documentos até amanhã das 13h às 19h na Fundação Municipal de Saúde, localizada na rua Pedro Gomes de Carvalho, n° 531, 2° piso, bairro Oficinas. Para participar o responsável deve apresentar documentos que comprovem que a família é de baixa renda: Cartão Bolsa Família, registro no Cadastro Único da Assistência Social, ou deve ser membro de família de baixa renda (com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos). Também é necessário levar comprovante de residência.
Daniela Goulart/PMT