Ação contra a Dengue é intensificada nos cemitérios

A campanha contra o mosquito Aedes Aegypit – transmissor da dengue e outras doenças, como febre amarela e chikungunya é itensificada nesta semana em virtude do Dia de Finados – época do ano em que a movimentação nos cemitérios é maior e ocasião em que muitos vasos de plantas são deixados nos túmulos e lápides.

 

Sabendo que estes objetos são reservatórios em potencial para a água parada, local onde o mosquito se reproduz, as equipes do Núcleo de Combate às Endemias da Vigilância Epidemiológica intensificarão as fiscalizações. “A partir da próxima segunda-feira (5) faremos um mutirão para averiguar a situação dos cemitérios, e caso encontremos vasos que estejam vulneráveis à proliferação do mosquito da dengue, eles serão removidos do local, como determina a lei de nº 15.243, que proíbe o uso de vasos, floreiras e similares quando existe o acúmulo de água”, destaca o coordenador de Combate às Endemias, Hélio de Oliveira Júnior.

 

Nesta sexta-feira (2), os cemitérios municipais estarão preparados para receber as famílias que homenagearão os entes queridos. Das 7 às 18h30 estará aberto o Cemitério Horto dos Ipês, enquanto o Cemitério Central abrirá às 7h30, com fechamento às 20 horas.

 

Ressalta-se que, as repartições públicas estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (5). Durante o feriado devem funcionar somente os serviços considerados essenciais de saúde e ambulâncias, coleta de lixo, manutenção de semáforos, Defesa Civil, Guarda Municipal e serviço de vigilância.