Em Brasília, prefeito Joares cumpre segunda etapa para financiamento do Fonplata

O prefeito Joares Ponticelli, acompanhado do vice-prefeito Caio Tokarski e do secretário de Gestão Tarcísio Hemkemeier, cumpriu nesta terça-feira (30), em Brasília, a segunda etapa para atender as exigências do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para obtenção de um financiamento para obras de mobilidade e infraestrutura.

 

O trio levou aos representantes da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que avalia todo o processo de negociação para a obtenção de financiamentos externos, os projetos que a prefeitura deseja executar. Segundo o prefeito Joares, a reunião foi bastante positiva.

 

“Os gestores do Cofiex gostaram do material que apresentamos. Eles apontaram algumas sugestões que serão adequadas nas próximas semanas”, destacou.

 

Quando a prefeitura realizar os ajustes nos projetos, uma nova reunião com os gestores do Cofiex será realizada na Capital Federal. Depois disso, todo material será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, que precisa dar aprovação para as etapas seguintes.

 

Feito isso, os diretores do Fonplata, com sede em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, virão em Tubarão para observar in loco os locais que receberão melhorias previstas no projeto. A visita deve ocorrer em janeiro.

 

O financiamento pretendido pela prefeitura é de US$ 40 milhões em um primeiro momento e a abertura de um segundo processo de financiamento quando o anterior tiver as etapas 80% concluídas.