Atividades voltadas à prevenção serão intensificadas a partir desta segunda-feira (8)

Os integrantes da coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil vão intensificar, ao longo da próxima semana, as ações educativas para marcar a Semana Nacional de Redução de Desastres.

 

A Semana foi instituída por meio do decreto de 26 de setembro de 2005 e é sempre comemorada na segunda semana de outubro de cada ano, com o objetivo de aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, relacionada à conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

 

Dentre as ações do projeto socioeducativo “Proteção e Defesa Civil nas Escolas: A Educação Ambiental na Prevenção dos Desastres Naturais” serão desenvolvidas com alunos das escolas das redes municipal e estadual de ensino de Tubarão aulas, palestras, oficinas de trabalho e visitas de campo, para criar uma base de princípios, conhecimentos, percepção e experiências sobre Proteção e Defesa Civil e a Educação Ambiental.

 

Durante as atividades serão trabalhados conteúdos voltados à Proteção e à Defesa Civil, à sensibilização e à percepção dos riscos de desastres naturais, bem como estimulada a participação ativa dos alunos, familiares e comunidades em geral, para que atuem como protagonistas das atividades propostas no desenvolvimento do projeto e, assim, façam a mudança de cultura no enfrentamento de desastres.

 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil gerencia os desastres nas suas cinco fases: pré-desastre (prevenção, mitigação e preparação) e pós-desastre (resposta e reconstrução), não somente na semana de comemoração, como ao longo dos outros meses do ano.