Sistema que será usado na eleição para diretor municipal é testado

Depois do treinamento realizado na terça-feira (24), na Unisul, foi a vez de testar na prática a funcionalidade do sistema que será usado na eleição para diretores da rede municipal.

O programa de votação foi cedido pela Unisul e nesta semana foi instalado nos computadores das unidades escolares que apresentaram candidatos e, portanto, terão a eleição.

As escolas fizeram uma votação simulada para treinar e testar o sistema. “Foi importante para ajustar todos os pontos e deixar tudo pronto para a eleição”, assegura a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza.

Além da instalação nas escolas e CEIs, o sistema foi implantado também nos computadores da Fundação Municipal de Educação, que será a sede central de todo o pleito.

Por meio do sistema, a comissão eleitoral vai poder acompanhar o progresso da votação, em cada unidade escolar, em tempo real.

A votação acontecerá no dia 3 de dezembro nas unidades escolares previamente habilitadas pela Fundação Municipal de Educação, que apresentarem candidato a diretor.

Terão direito a voto secreto, professores, assessores pedagógicos, servidores efetivos e ACTs em exercício na escola e os licenciados a ela vinculados, bem como presidente da APP, estudantes do 5º ao 9º ano e um responsável pelos estudantes regularmente matriculados (pai, mãe ou responsável legal).

A posse e o início do exercício do mandato dos diretores eleitos acontecem no dia 29 de janeiro de 2016. O mandato do diretor será de quatro anos, com direito à reeleição, para a mesma unidade, por mais quatro anos.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT