Cidade Empreendedora: Tubarão conclui fase de elaboração do planejamento setorial de seus eixos estratégicos

O projeto Tubarão 180º foi iniciado em 2017 e visa o desenvolvimento pleno do município a partir de três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, educação e cidadania. O objetivo é transformar Tubarão na melhor cidade para viver em Santa Catarina, até 2020; no Sul do país, até 2030; e no país todo, até 2050.

 

Para auxiliar neste processo, a Administração Municipal firmou parcerias com algumas entidades, entre elas o Sebrae/SC, o qual implantou no município o programa Cidade Empreendedora. Através de 38 soluções práticas, o Sebrae oferece consultorias, seminários, oficinas, palestras, entre outras ações para diferentes áreas atendidas pela prefeitura. As soluções começaram a ser colocadas em prática em junho de 2017 e seguem em andamento ao longo deste ano.

 

Uma delas é o Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem), um dos planos norteadores para a construção do eixo de desenvolvimento e sustentabilidade, o qual está inserido no Tubarão 180º. O consultor do Sebrae/SC, Fiorindo Fontana, responsável pela implantação do Programa em Tubarão, explica que o Pedem já concluiu a sua fase de elaboração do planejamento setorial de cada eixo estratégico, os quais foram definidos no Seminário de Definição dos Eixos Estratégicos, realizado em junho, sendo: Logística, Cadeia da Construção Civil, Tecnologia da Informação e Comunicação, Comércio Varejista e Hub da Saúde, este último em fase inicial de estruturação.

 

As elaborações dos planejamentos setoriais aconteceram em várias reuniões com a participação de empresários dos setores, instituições de ensino e entidades de classe. O planejamento partiu da construção da visão de futuro de cada eixo, dentro de uma perspectiva de 15 anos. Foram levantados os pontos favoráveis já existentes e os pontos restritivos em cada ecossistema. Também foi definido onde se deseja chegar e, conhecendo a realidade atual de cada eixo, foram traçadas as estratégias que apontam os caminhos a serem trilhados, a fim de alcançar a visão de futuro e superar os pontos restritivos”, pontua Fiorindo.

 

Veja abaixo a visão de futuro de cada eixo estratégico:

 

Logística: ser referência em soluções de logística, através da integração dos diversos modais, primando pela inovação e cultura colaborativa, gerando oportunidades e valor para as empresas do eixo, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do município e região;

 

Cadeia da Construção Civil: o eixo será reconhecido na região Sul do Brasil como um polo de atuação colaborativa nas soluções inovadoras na prestação dos serviços e fabricação dos produtos, com valor agregado, garantindo a sustentabilidade do negócio;

 

Tecnologia da Informação e Comunicação: estar entre os três pólos de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina em densidade de empresas, até 2030, através da atração, formação e retenção de talentos para o desenvolvimento de soluções e de empresas competitivas e inovadoras em diferentes setores do ecossistema de negócios;

 

Comércio Varejista: ser um polo regional reconhecido pelo comércio varejista dinâmico, inovador e diversificado, promovendo experiências agradáveis aos clientes, com base no atendimento humanizado e no desenvolvimento tecnológico.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, destaca que, concluída a fase de elaboração do planejamento setorial, alguns eixos já partiram para a execução das estratégias. O objetivo é evitar que seja criado um hiato entre a elaboração do plano e a sua execução, para fortalecer cada vez mais os grupos através de ações coletivas.

 

Os participantes têm consciência de que o desenvolvimento econômico de um município deve ser construído de forma coletiva, com a participação dos empresários e apoio do poder público, ancorado pelas instituições de ensino e pesquisa. É isso que estamos buscando através desta inciativa do Pedem, uma das ações do programa Cidade Empreendedora que apoiam na efetivação do Plano Tubarão 180º”, afirma Giovani.

 

As próximas etapas do Pedem devem ocorrer em meados de outubro, com a primeira reunião dos coordenadores dos eixos estratégicos para fazer uma avaliação do que foi realizado até o momento. “O encontro também servirá para que haja uma integração entre os diversos eixos, já que várias estratégias levantadas aparecem em mais de um eixo. A finalidade é juntar forças para que a estratégia possa ser realizada da forma mais abrangente possível, otimizando os esforços e aumentando os resultados”, conclui o prefeito Joares Ponticelli.

 

 

 

 

Texto: Vanessa Amando / Partner NBCom

 

 

Fonte: Nazario & Bortot Comunicação