Segunda turma de “Protetor Ambiental” inicia em Tubarão

Uma aula proferida pelas especialistas em Gestão Ambiental, Elna Fátima Pires de Oliveira e Cristina Souza Lopes Conceição, na noite de quinta-feira (9), marcou o início oficial do programa Protetor Ambiental.

 


Cerca de 200 alunos se inscreveram e 29 jovens, de 12 e 14 anos de idade, da rede pública de Tubarão, foram selecionados para integrar o programa institucional da Polícia Militar Ambiental.

 


Com cerca de 350 horas/aula, o curso vai se estender até o fim do ano e até lá, os alunos aprenderão diversos conteúdos, voltados à preservação do meio ambiente e à integração social, já que o objetivo é torná-los multiplicadores e defensores do meio ambiente. “O que percebemos é que há uma grande mudança de comportamento dos alunos que participam, pois trabalhamos valores e princípios muito importantes para a vida deles”, conta o 3º sargento da PM, Carlos Roberto da Silva, monitor do programa.

 


As aulas acontecem toda terça-feira, das 13h30 às 17h30, no auditório da Defesa Civil do município e todo conteúdo didático será ministrado pelos oficiais da Polícia Militar Ambiental e por profissionais que possuem grande experiência e conhecimento na área.
A noite de quinta-feira (9) foi marcada ainda pela entrega de materiais didáticos aos participantes. Além dos materiais, os Protetores Ambientais recebem uniforme, certificado e participam de viagens de estudo, tudo ofertado de forma gratuita, graças à parceria firmada com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), que adquiriu os itens com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. “É muito gratificante acompanhar o início de mais uma turma de jovens, que além de protetores, serão multiplicadores de todo o conteúdo que aprenderem no programa, ajudando a defender o meio ambiente, tão importante para todos nós”, afirma o diretor-presidente da Funat, Guilherme Gomes Antunes.

 

Mais de seis mil protetores já foram formados em todo o Estado. Em Tubarão, iniciou no passado, sendo que 30 jovens concluíram o programa.