Unidade da Vila Esperança é contemplada com mesa ginecológica elétrica

As usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Esperança acabam de ganhar mais um equipamento em prol da saúde. Na manhã desta segunda-feira (18), uma mesa ginecológica elétrica foi entregue para facilitar o atendimento e a qualidade dos serviços voltados à saúde da mulher. O material foi adquirido após a unidade ser inscrita em um edital, oferecido pelo Ministério da Saúde (MS) em meados de 2018 e, conseguir ser contemplada. 

 

 

A portaria de recurso de ação, promovida pelo Ministério, visava beneficiar o acesso das mulheres portadoras de deficiência na saúde pública. Para participar, o município tinha que escolher uma só unidade, se cadastrar e justificar o porquê precisaria da mesa ginecológica. O resultado emitido neste ano auxiliará nos serviços oferecidos para as pacientes e facilitará o serviço dos funcionários, já que o aparelho é todo automatizado.

 


De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Venâncio, a UBS da Vila Esperança foi cadastrada por ter uma população de quadro mil habitantes, com várias mulheres em idade fértil, ser a maior em números de portadoras de necessidades especiais e a terceira que mais realiza preventivo. “Unindo todos esses indicadores e dados, cadastramos e justificamos os números. O Ministério concordou com a justificativa e fomos premiados com a mesa ginecológica elétrica”, comemora.

 


Agora, o novo item, automatizado e articulado, vai facilitar e qualificar os serviços. “Daqui para frente só vai melhorar o atendimento, não só às portadoras, como também para todas as outras que vão realizar o exame. Pensando em unidade, qualquer pessoa que tenha um pouco de dificuldade, a maca vai auxiliar, já que ela é toda flexível e automática”, detalha a enfermeira responsável pela unidade, Mari Lúcia de Oliveira Domingos.