Através de horta, professoras do CEI Girassol reeducam alimentação das crianças

Quem tem filho pequeno sabe que nem sempre é fácil alimentá-los. Para uma criança crescer saudável é preciso comer carnes, ovos, e também as hortaliças, que nem sempre são as preferidas de todo mundo. Foi pensando em facilitar e contribuir com a boa alimentação das crianças, que as professoras do CEI Girassol, com a colaboração dos pais, criaram um canteiro de verduras. Graças a esta iniciativa, alguns legumes e verduras como cenoura, beterraba, alface, couve e tomate, que antes eram rejeitados pelos pequenos, hoje têm uma boa aceitação.

 

Segundo a gestora do CEI, Carla Cristiane Machado Farias, o resultado do projeto se dá, em parte, por causa da participação efetiva das crianças: “Elas participaram de todo o processo de preparação do terreno, do plantio, da limpeza das ervas daninhas, da rega, e de colheita, ampliando os conhecimentos e valorizando o trabalho em equipe”, conta ela. “Através da participação no cultivo e cuidados com a horta, mostramos a eles de onde vêm os alimentos, trabalhamos a importância da alimentação saudável e os cuidados com a saúde e com o meio ambiente”.

 

A horta já funciona na escola desde o ano passado. Atualmente duas professoras estão responsáveis por ela: a professora Gláucia Gaurezi Margotti, que trabalha na Creche II Mista, e a professora Maria Teresinha Goulart, que trabalha com a Creche III.