Defesa Civil vistoria corte de eucaliptos

A secretaria de Proteção e Defesa Civil esclarece que a denuncia feita no Facebook, pela comunidade Tubarão Reclama não procede. Na rede social, em uma postagem uma mulher reclamava da atuação da secretaria em relação ao pedido de corte de eucaliptos em uma área no bairro Campestre, próximo ao Rio Seco.

Segundo a secretaria, um processo de autorização de corte foi protocolado na Central do Cidadão. A solicitação foi encaminhada para que fosse feita vistoria por técnicos da Defesa Civil e da Fundação Municipal de Meio Ambiente.

A vistoria foi realizada no dia 31 de março, às 15h40. Durante a vistoria, os técnicos foram recebidos pela esposa do reclamante. No local foi verificada a existência de inúmeros pés de eucaliptos de pequeno e médio porte e alguns apresentavam risco à rede elétrica e a duas residências próximas. Durante a vistoria, a mulher informou que a área não possuía proprietário e que as árvores foram plantados por um primo de seu esposo. Depois de várias tentativas, a secretaria de Proteção e Defesa Civil conseguiu o número de contato do responsável pelo plantio no fim do dia 9 de abril. O contato telefônico só foi possível no dia seguida, 10, e durante a conversa constatou-se que o terreno pertencia a mãe do responsável pelo plantio e que ele mesmo realizava a manutenção. Por iniciativa própria o homem realizou o corte de alguns eucaliptos que apresentavam risco às residências.

Uma segunda vistoria foi realizada no mesmo dia, 10 de abril, às 17h. No local constatou-se os cortes dos Eucaliptos de médio porte. Verificou-se também que os riscos à rede elétrica e residências foram minimizados, e procuramos assim preservar a arborização já existente às margens do Rio Seco, que é área de preservação permanente (APP).

 

 

Decom/PMT