Prefeitos da Amurel lançam manifesto pelo fim da paralisação dos caminhoneiros
Prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) decidiram lançar nesta terça-feira (29) um manifesto ao governador de Santa Catarina Eduardo Moreira pelo encerramento da paralisação dos caminhoneiros em todo o país. Eles concordam que o movimento teve motivação justa e foi merecedora de todo o apoio da sociedade, mas que já atinge diretamente a vida das pessoas em suas necessidades mais básicas, como a a alimentação.
Presidente da Amurel em 2017, o prefeito Joares Ponticelli alertou que a situação chegou a um ponto perigoso em que a população poderá deixar de apoiar a paralisação que dura nove dias.
“Está começando a acontecer o que a gente já previa. A hora que as dificuldades chegarem nas casas de todos os cidadãos esse apoio da sociedade vai se desmanchar em horas. Está faltando gás de cozinha e alimentos nos supermercados. E como as prefeituras irão manter as contas nos próximos 60 dias? A última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FMP) que recebemos no dia 20 veio menor que o esperado, e isso são número anteriores à greve. Estou começando a me preocupar com a ordem pública e muita gente nas ruas questiona sobre isso”, comentou Joares, que estava acompanhado do gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil Djalma Alves, que lidera o Gabinete de Gestão de Crise no município.
O tenente-coronel Dante da Costa Chierighini, do 8º Batalhão de Polícia Militar, participou da assembleia extraordinária para apresentar um balanço de ocorrências policiais na região.
Confira o manifesto dos prefeitos dos municípios da região da AMUREL no anexo abaixo.