Tricô e crochê desfilam no Happy Hour Cultural

Uma noite de sexta agradável com cultura, música e moda. Esta será a melhor pedida para começar bem o fim de semana com o Happy Hour Cultural. Nesta sexta-feira (1º) a edição será temática moda e contará com um desfile de peças m crochê e tricô.

A estilista Valéria Balsini, a Lela, participará do evento. A paixão pelo artesanato com lãs e linhas, particularmente o crochê, fez com que a Lela ficasse conhecida em todo o município. A prática desta atividade iniciou a cerca de 50 anos atrás. “Sempre fui muito habilidosa com artesanato em geral. Tinha muita prática com o tricô, mas nada em crochê. Tudo o que eu começava terminava em um quadrado. Quando fiquei grávida do meu primeiro filho me vi na obrigação de fazer suas próprias roupinhas em crochê e foi assim que tudo começou”, explica Lela.

Na hora de produzir suas peças a estilista preza muito por três itens: elegância, conforto e praticidade. “Não sigo o que está em alta no mundo da moda. Só pequenas alterações no modo de criar de acordo com algumas tendências ditadas no universo do tricô e crochê. Tudo o que eu olho me inspira na criação de uma nova peça. Não faço nenhum tipo de réplica. Todas as peças que eu produzo refletem elegância disponibilizando conforto e praticidade”, afirma Lela.

Lela tem o estúdio de produção em sua própria residência e recebe auxílio de diversos familiares. A estilista e sua irmã chegaram a patentear uma nova forma de produzir peças em crochê. “É um dom que veio de família. Minha mãe dominava muito as agulhas e aprendi diversas práticas com ela. Minhas irmãs e minha filha também estão sempre presentes nas minhas criações. Juntamente com a minha irmã Lúcia Balsine criei o crochê anatômico que é uma técnica de produção que não utiliza costura e é patenteada, sendo produzida apenas por nós”, relata Lela.

No Happy Hour, a estilista apresentará algumas de suas peças com um desfile de moda e tirará as dúvidas dos presentes em relação a produção de peças de crochê e tricô. O evento ainda contará com apresentação musical de Jorge Dó. O evento ocorre todas as sextas-feiras no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, das 19h às 21h.

 

Fonte; Tayná Rosick/Decom/PMT