Devido a baixa cobertura vacinal contra a gripe, busca ativa é realizada em Tubarão

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe encerra no dia 1° de junho e, a estimativa é que 35.461 pessoas sejam vacinadas em Tubarão. A meta é vacinar pelo menos 90% do número de pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde, mas até agora, de acordo com o departamento de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), somente 76% do público-alvo foi vacinado, sendo motivo de preocupação para o Município.

Devido a baixa cobertura, a coordenadora do departamento de Imunização da FMS, Juliana Nunes Cardoso, destaca que uma busca ativa está acontecendo para que a vacina seja aplicada, principalmente em crianças de 6 meses a menores de 5 anos e em gestantes, que são os dois grupos com menor percentual de procura pela vacina. “Estamos encaminhando bilhetes para as escolas de educação infantil e grupos de gestantes, pedindo para as agentes de saúde passem nas casas onde têm crianças dessa faixa etária e gestantes para verificar se já fizeram a vacina e orientá-las. Temos somente mais duas semanas de campanha e como nos anos anteriores precisamos atingir a meta”, ressalta Juliana.

Em Tubarão, todas as Unidades de Saúde possuem vacina, porém, crianças podem receber as doses somente nos postos: Núcleo de Epidemiologia, Oficinas 1, São Luiz, Km 60, Monte Castelo, Santo Antônio de Pádua, Passagem, Clínica do Becker, Campestre, Morrotes, São Cristóvão, Congonhas, Sertão dos Corrêa, Mato Alto, Fábio Silva, São Martinho 1, Humaitá e Vila Esperança.

Dados atualizados da cobertura vacinal da Fundação Municipal de Saúde apontam a porcentagem de pessoas vacinadas até o momento:

76% dos grupos prioritários

49% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos

65% dos trabalhadores da saúde

58% das gestantes

79% das puérperas

93% dos idosos

68% dos professores