Obras oferecem qualidade para serviços de saúde

Construções, ampliações e reformas proporcionaram espaços adequados para os serviços de saúde de Tubarão, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram 17 melhorias executadas e uma em andamento. A atual gestora da Fundação Municipal de Saúde, visitou nos últimos dias, todas as unidades básicas de saúde, observando as conquistas, dificuldades, conversando e conhecendo os servidores. Na próxima semana os serviços de referência também serão visitados.

Além da estrutura física, essas melhorias refletem em acolhimento, conforto e segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde e funcionários. Alguns serviços da rede de saúde de Tubarão, por exemplo, não possuíam sede própria, entre eles estavam UBSs que funcionavam em residências alugadas (São Martinho I, Km 63 e Oficinas I); espaços cedidos (Monte Castelo e Oficinas II); ou que dividiam espaço com uma outra unidade (São Clemente). Atualmente, estas comunidades utilizam espaços adequados para o serviço de saúde, conforme solicitado pelo Ministério da Saúde.”Temos que estar sempre atentos e observar as necessidades dos nossos serviços e daqueles que os mantém funcionando, para que a qualidade do trabalho seja cada vez melhor”, destacou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Maryucha Miranda de Oliveira.

Outros espaços do município foram adaptados para melhorar a assistência. As adaptações foram realizadas de acordo com a necessidade das estruturas existentes. As unidades São Martinho II, Fábio Silva, Sertão dos Corrêas e São João, por exemplo, foram ampliadas. Já as unidades CAIC, Humaitá, Recife, São Luiz e Km 60 passaram por obras de reforma. Com as obras na unidade de saúde CAIC, a ampla estrutura foi dividida em dois blocos e pôde ser melhor aproveitada. No local, ainda foi instalado a Clínica de Fisioterapia. Além das obras já concluídas, o município poderá contar ainda com uma academia de saúde, no bairro Oficinas, que está em construção.

As novas obras que têm apresentado problemas na estrutura, já estão sendo avaliadas tecnicamente, por profissionais capacitados, a fim de notificar as construtoras.