FME e Afubra se reúnem para o lançamento do programa ‘Verde é Vida’ 2018

A assessora pedagógica da Fundação Municipal de Educação (FME), Iramay Soares, participou, na última terça-feira (10), de uma reunião pedagógica para o lançamento do programa ‘Verde é Vida’, promovido pela Afubra. A reunião precedeu-se na sede do Centro de Integração de Empresa e Escola (CIEE), de Tubarão. Também estiveram presentes os representantes do ensino dos municípios de Braço do Norte, Gravatal e Grão Pará.

 

Na reunião pedagógica, a equipe do ‘Verde é Vida’ explicou sobre o Manual de Orientações e Normas; Ação Conjunta; Curso de Atualização a Distância (CAD); distribuição de material, passaportes e o Programa de Coleta de Óleo Saturado (PCOS), que será implantado nas escolas dos municípios. “Estas ações, aplicadas na rede municipal, mostrarão às crianças a importância de cuidar na natureza, além do melhor tratamento dado aos resíduos orgânicos”, explica Iramay.

 

Criado em 1991, o programa desenvolve, desde então, uma educação socioambiental, visando a preservação do ambiente, educação no meio rural, sustentabilidade, diversificação e a valorização dos agricultores. O trabalho é realizado com palestras, pesquisa, experiências, programas de sensibilização ambiental (PSA) e de ação socioambiental (PASA), Coleta de Óleo Saturado; bolsa de sementes, grupos ambientais, trabalhos científicos, distribuição de mudas e material didático-pedagógico. O Projeto Verde é Vida sempre trabalhou em parceria com municípios, escolas, alunos, professores e a comunidade escolar.

 

Confira alguns dados que comprovam, ao longo dos anos, a eficiência do programa nas escolas:

 

– Já foram 4,8 milhões de mudas de árvores distribuídos gratuitamente às escolas e projetos ambientais;

 

– 85 mil livros da Série Ecologia entregues às escolas e parceiros;

 

– 550 mil cadernos de exercícios da Série Ecologia disponibilizados aos participantes do projeto;

 

– 292 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são parceiros do projeto a participam do PSA, PASA e Programa de Coleta de Óleo Saturado;

 

– 3 milhões de materiais didático e pedagógico distribuídos (cartilhas, livros, manuais, cadernos, réguas, etc.);

 

– 266 mil professores e alunos atendidos pelo Projeto Verde é Vida.