PNAIC inicia nesta terça-feira (10), no município

Professores de Tubarão participam nesta terça-feira (10), às 13 horas, no auditório de Assistência Social, do evento de abertura do Pacto Nacional de Aprendizado na Idade Certa (PNAIC).

 

O encontro servirá para apresentar o programa aos professores da rede municipal e contará com a palestra “Planejamento das Aulas”, ministrada pela formadora Perpétua Guimarães, da prefeitura de Pescaria Brava. O curso terá duração de 6 horas.

 

A capacitação é ofertada aos professores para aprimorar o ensino dos pré-escolares aos terceiros anos da rede municipal. O conteúdo será ministrado pelas assessoras da Fundação Municipal de Educação (FME), num total de 100 horas de formação: 48 horas presenciais e 52 a distância. Estima-se que a capacitação seja concluída em três meses, até junho de 2018.

 

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

 

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.