FME e Museu Ferroviário contarão a história econômica de Tubarão em documentário

A Fundação Municipal de Educação (FME), em parceria com o Museu Ferroviário, produzirá um Projeto Educativo voltado para nove escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A proposta tem como enfoque a exibição de um audiovisual produzido por professores e estudantes a partir do tema: “Histórias de homens e de máquinas”, e fará parte da programação oficial do evento em comemoração aos 148 anos de Tubarão.

 

 

O projeto ocorrerá em três etapas: primeiro, os professores da rede municipal receberão as devidas orientações em um curso ministrado entre os dias 26 e 28 de março. A orientadora do curso, Museóloga Silvana Silva de Souza, ensinará todos os passos de produção audiovisual a fim de capacitar os profissionais para o projeto. Depois cada uma das nove escolas produzirá um curta, de cinco minutos (podendo haver teatro, caracterização), mostrando aspectos da história de Tubarão do ponto de vista econômico. E por fim, na terceira etapa, todas as partes da história serão encaixadas num único documentário.

 

Segundo a assessora do ensino da FME, Cristina Gomes dos Santos, o projeto mostrará uma parte rica da história da cidade. “A história de Tubarão está ligada às rotas de comércio, pelas estradas ou pelo rio Tubarão. Mercadorias iam e vinham entre a serra e o litoral, impulsionando o desenvolvimento dessas duas regiões”, conta. “Através do audiovisual não reconheceremos só os valores da região, mas compreenderemos também as dinâmicas de desenvolvimento de Tubarão para melhor estruturar o futuro”, completa.

 

Assim que finalizado, o documentário será mostrado nas escolas que contribuíram com a produção. E no dia 22 de maio, às 20 horas, haverá uma exibição para toda a comunidade na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.