Base Nacional é estudada nas escolas de Tubarão

Educadores de Tubarão participaram nesta terça-feira (20), da Mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 


Para os professores pudessem participar do movimento, as aulas nos Centros Educacionais Infantis (CEIs) do município foram canceladas pela manhã, mas retornaram normalmente logo após o meio-dia. Já em seis escolas municipais, de 1º ao 5º Ano, e em oito escolas de 1º ao 9º Ano, houve aula normal até o recreio e, em seguida, os alunos foram liberados para a realização do movimento.

 


Em Santa Catarina, a ação iniciou no último dia 6 de março e teve como ponto alto essa terça-feira 20 de março, Dia D para estudo da BNCC, iniciativa que envolveu toda a comunidade escolar, das diferentes redes.

 


De acordo com a assessora de Ensino e Políticas Educacionais, da Fundação Municipal de Educação, Rosângela Comelli Machado, o documento vai padronizar o ensino em todo o Brasil: “Serve, principalmente, para unificar a educação no país. Os professores de todas as redes se reúnem nas escolas e estudam a base curricular. Assim, evita-se uma diferenciação tão grande na aplicação dos conteúdos”, explica.

 


A BNCC define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.