Gestoras da rede municipal de Tubarão tomam posse

Quarenta e uma diretoras da rede municipal de ensino assinaram, na manhã desta terça-feira (4), em ato realizado na ACIT, o Termo de Compromisso de Gestão para os próximos quatro anos.

 

As gestoras das escolas de Ensino Fundamental e dos Centros de Educação Infantil foram eleitas no dia 9 de dezembro do último ano por meio de um processo diferente. O pleito foi o primeiro promovido pela atual administração, que aprimorou a eleição para profissionalizar a gestão escolar e cumprir as metas do Plano Nacional de Educação.

 


Por meio do novo modelo de eleição, responsáveis, funcionários e alunos das escolas, votaram nos Planos de Gestão Escolar que explicitaram compromissos com o acesso e a permanência de todas as crianças na escola. “É um processo novo, um momento de renovação da educação em nosso município, pois as candidatas tiveram que fazer um curso de qualificação de 100 horas e submeteram seus planos a uma banca avaliadora”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

 

Dessa forma, acredita o prefeito, as gestoras estarão mais preparadas: “Estarão aptas a lidar com um processo interno e externo, chamando a comunidade a participar, convocando os pais à responsabilidade, porque o processo de ensino-aprendizagem não é responsabilidade só da escola, a família deve também fazer seu papel, para que possamos elevar a qualidade de ensino de nossas crianças e tornar nossa educação referência para o país”, afirma.

 

Nem todas as unidades elegeram seus representantes. No CEI Walt Disney e nas escolas Manoel José Antunes, Maria Emília Rocha e Sombrio não houve candidatos e o CEI Padre Paulo Herdt não teve o número mínimo de votantes. “Nestas unidades, os gestores serão indicados pela Fundação Municipal de Educação”, esclarece o diretor-presidente da fundação, Maurício da Silva.

 


Maurício salienta, no entanto, que mesmo as diretoras indicadas terão que passar pelo mesmo processo. “Vão fazer o curso de gestão e terão que apresentar o projeto para uma banca, para que estejam de acordo com as linhas gerais do Plano de Educação, Currículo Base do Território Catarinense e Base Nacional Comum Curricular.

 


As indicações devem ocorrer ainda nesta semana, já que as aulas na rede municipal iniciam no próximo dia 20.