Concurso “Que Parada é Essa?” inicia fase de análise de projetos

O Concurso “Que Parada é Essa?”, desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Rio Tubarão (AREA-TB), em parceria com a prefeitura, e que busca uma padronização dos abrigos de passageiros nos pontos de ônibus da cidade, entrou nesta semana na segunda fase, a de análise dos projetos inscritos.

 

No último dia 15, foram entregues à Comissão Permanente de Licitação da prefeitura 24 projetos, dos quais nove foram deferidos por estarem de acordo com os requisitos exigidos para participação, assim como a documentação. (lista provisória disponível aqui)

 

Até esta segunda-feira (22), corre o prazo para apresentação de recursos daquelas propostas que foram descartadas neste primeiro momento. A partir de terça-feira (23), começa o período de análise dos recursos que por ventura serão interpostos, o que será feito em conjunto entre o Departamento de Compras e Licitações do Município e a Procuradoria-Geral.

 

Em seguida, serão escolhidos os três melhores anteprojetos, que seguirão para a próxima etapa do concurso. Esta escolha será realizada pela Comissão de Julgamento, formada por arquitetos e urbanistas, tanto da AREA-TB quanto da prefeitura, além de profissionais com experiência em projetos e concursos desta natureza, e um representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC).

 

Por fim, na terceira etapa, os autores selecionados deverão apresentar o projeto básico, composto dos desenhos, dos memoriais descritivos, das especificações técnicas, do orçamento, do cronograma de execução e dos demais elementos necessários para a realização da obra, dentro do exigido pela legislação vigente, com foco em sua viabilidade e o adequado tratamento ambiental.

 

No anexo abaixo, segue as normas técnicas exigidas para os projetos, assim como sua caracterização e soluções técnico espaciais dos abrigos de passageiros que deverão ser contempladas.