Dia da Consciência Negra será celebrado nesta sexta-feira (24) no CMC
A Gerência de Cultura da Fundação Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial de Tubarão (COPPIRT), realiza nesta sexta-feira (24), no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, uma série de atividades em celebração ao mês da Consciência Negra e à Nossa Ancestralidade, a partir das 19h30.
No evento ocorrerão diversas atrações culturais, apresentações musicais e de danças típicas, além de roda de conversa sobre a data e a importância da cultura e dos costumes africanos na formação do Brasil, fazendo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
“O dia 20 de novembro é marcado pela homenagem a Zumbi dos Palmares, a data na qual morreu, lutando como um guerreiro, pela liberdade do povo no Brasil em 1695. Foi um personagem que dedicou a vida ao enfrentamento contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e conservar elementos da cultura africana no Brasil”, explica a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de Tubarão, Aleida Cardoso.
Na Cidade Azul, em 2003, no dia 9 de janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar.
A lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-Brasileira, onde são abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, etc.
O evento, que conta com a participação e organização do Movimento Cultural de Conscientização Negra Tubaronense (MOCNETU) e do COPPIRT, é gratuito.