Associação de Catadores e Selecionadores segue para últimos ajustes

A coleta seletiva é o primeiro passo para reciclagem. Boa parte dos itens reaproveitados é feita através desta ação. A outra parte é realizada por pessoas que recolhem o lixo para comercializá-lo. É assim que, cerca de 8 a 10 famílias tubaronenses, transformam o que muitos consideram descartável, em seu principal sustento.

Atuando indiretamente como agentes ecológicos, estes catadores e selecionadores retiram das ruas do município diversos resíduos recicláveis dando destino correto aos mesmos. Assim, esta ação não passou despercebida pela Fundação de Meio Ambiente (Funat). Através do projeto “Tubarão Rumo ao Lixo Zero”, a fundação realiza diversas ações para refletir sobre a geração de resíduos e o aproveitamento dos mesmos. Entre as ações, a fundação deu início a Associação de Catadores e Selecionadores de Resíduos Sólidos.

A entidade foi fundada no mês de agosto, após reunião com representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), Cáritas, ITCP – Unisul e Instituto Federal de Santa Catarina. Seguindo para os últimos ajustes, a Funat agora busca a locação de um imóvel para, consequentemente, abrigar a associação. “Além da ampliação significativa da coleta, esta futura instalação dará suporte para os associados, auxiliando ainda mais os selecionadores e catadores a aumentar suas gerações de renda”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente (Funat) Guilherme Bressan.

Após a devida instalação da entidade, a parceria ITCP – Unisul e Instituto Federal de Santa Catarina proporcionará aos participantes cursos de capacitação e a Cáritas auxiliará com viés social e econômico através de ações da Economia Solidária. “Desta forma contribuiremos para um aproveitamento maior dos materiais, e assim, atenderemos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como o plano Tubarão Rumo ao Lixo Zero”, destaca o diretor-presidente da Funat.

A atuação da Associação de Catadores e Selecionadores de Resíduos Sólidos, que já possuí Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), deve ocorrer após a instalação oficial da entidade e a finalização de alguns processos burocráticos. Durante a Semana do Lixo Zero – Tubarão (saiba mais no link), está programada uma reunião com a associação, no dia 8 de novembro, na Cúria Diocesana. Estes e outros projetos serão discutidos durante o evento que tem como objetivo refletir sobre a geração de resíduos e o aproveitamento dos mesmos.

Catadores e selecionadores interessados em participar da associação devem entrar em contato com a Fundação de Meio Ambiente (Funat), através do telefone: 3632-6725.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT