Gestão ambiental é tema de capacitação em Tubarão

Fiscais ambientais e analistas de fundações, secretarias e institutos ligados ao meio ambiente, da região da Amurel, participaram na tarde desta terça-feira (14), da 1ª Capacitação em Fiscalização Ambiental.

A capacitação, iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat), foi promovida para preparar os profissionais em gestão ambiental, que atuam em suas respectivas cidades.

A fiscalização ambiental é importante instrumento para garantir os interesses da sociedade, por meio da qual é possível coibir irregularidades que podem impactar o meio ambiente e ameaçar a biodiversidade, comprometendo a disponibilidade de recursos naturais. “Por isso, treinar esses profissionais é fundamental, já que eles estão na ponta desse processo. A atuação deles é muito importante e quanto mais preparados, mais poderão contribuir”, salientou o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Júlio César Ângelo Rodrigues.

O prefeito Joares Ponticelli participou da solenidade de abertura e citou as recentes oscilações climáticas como um indício da interferência humana no meio ambiente. “Nos últimos dias, vivenciamos, em um único dia, mudanças drásticas na temperatura, e isso, com certeza, é reflexo da degradação ocorrida ao longo dos últimos séculos. Precisamos fazer essa reflexão, pensar no que estamos fazendo com o meio ambiente”, advertiu.

A capacitação contou com três palestras. A primeira foi ministrada pelo capitão da Polícia Militar Ambiental, Omar Côrrea Marotto, que falou da atuação da polícia militar ambiental nas ações de fiscalização. O promotor de Justiça da comarca de Criciúma, responsável pela área ambiental, Dr. Luiz Fernando Góes de Ulyssea foi o segundo palestrante e abordou a ação ambiental do Ministério Público de Santa Catarina. O Procurador do município de Braço do Norte e da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Braço do Norte (FUNBAMA), Dr. Carlos Eduardo da Silva Conceição encerrou o ciclo de palestras com o tema: “Aspectos destacados na Legislação Ambiental”.

Durante o evento, os fiscais da Funat receberam um colete para ser utilizado no desenvolvimento das atividades de fiscalização ambiental.