GMT participa de 4ª Marcha Azul Marinho

Para divulgar os serviços das Guardas Municipais e levantar estratégias para melhor desempenho de suas ações, ocorreu na manhã de sábado (11) a 4ª Marcha Azul Marinho. A Marcha é um movimento nacional, que ocorre anualmente em determinados municípios, onde se busca a valorização das Guardas Municipais.

Este ano, o evento aconteceu no município de São José, com início em frente a praça Eugênio Raulino Koerich. A marcha seguiu o trajeto pela avenida Central do Kobrasol, Lédio João Martins. Estiveram presentes o corregedor Robson Viana, o inspetor Jader Martins de Freitas e o agente Ronaldo da Rosa Damázio, da Guarda Municipal de Tubarão.

Diversas palestras foram ministradas. Uma delas pelo guarda Civil Metropolitano Naval, fundador da Marcha Azul Marinho no Brasil, Maurício Domingues da Silva, que contou a história das guardas municipais, desde a sua origem até os dias de hoje, além de todo o processo de criação da PEC 534 e a recém-aprovada PL 1332/2003, que se transformou o Estatuto, demonstrando a importância da participação das Guardas no contexto da Segurança Pública.

O Estatuto Geral das Guardas Municipais foi debatido pelo advogado, professor de direito e conciliador do Tribunal de Justiça, Michel da Silva Alves, que falou também sobre a proteção dos direitos humanos fundamentais, conforme a Lei Federal de n° 13.022.

O guarda municipal de Tubarão, Ronaldo da Rosa Damázio, ressalta a importância do evento para os agentes das Guardas Municipais. “Participei de todas as marchas e a cada evento é um crescimento a mais que recebo e que contribui muito para o desenvolvimento das ações da Guarda Municipal”, salienta.

 

Fonte: Decom/PMT