Comenda Willy Zumblick será entregue nesta quarta-feira (25)

Nesta quarta-feira (25), a partir das 20 horas, no Clube 7 de Julho, ocorre a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Willy Alfredo Zumblick.

Nesta edição, serão agraciados com a honraria o governador do Estado, João Raimundo Colombo, a ex-vereadora Lúcia Flávia Corrêa Garcia e o médico pediatra Arary Cardoso Bittencourt.

A Comenda, oferecida pela Prefeitura Municipal de Tubarão e pela Câmara de Vereadores, foi instituída pela Lei no 3.264, de 12 de dezembro de 2008, com o objetivo de, “ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, no interesse do Município de Tubarão, do Estado de Santa Catarina ou do Brasil, estimular prática de ações e feitos dignos de honrosas menções”. (Art. 2o das Lei Municipal).

A insígnia da comenda é uma medalha, tendo em uma das faces em revelo o rosto de Willy, circundado pela legenda “Comenda Municipal do Mérito Willy Zumblick”, com o ano da concessão. No outro lado, o brasão do município de Tubarão, circundado pela legenda “Cidade de Tubarão – SC”. O homenageado receberá, ainda, um certificado. O cerimonial conta com a participação dos familiares do artista plástico.

Na primeira edição, em 2013, receberam a Comenda os tubaronenses Genésio A. Mendes, Irmoto Feuerschuette e José Warmuth.

OS HOMENAGEADOS – Os três homenageados desta edição da Comenda Willy Zumblick são de grande relevância para a cidade, para o estado, e para pessoas, em especial.

Arary Cardozo Bittencourt é médico pediatra e já prestou, e continua prestando, relevantes serviços à comunidade de Tubarão e região.

Dr. Arary é tubaronense e há mais de 50 anos contribui, com seu trabalho, para o cenário da Pediatria regional. O próprio Centro de Pediatria da Pró-Vida, local onde ele atua diariamente, desde outubro de 2015, leva o seu nome, inclusive. Além de médico reconhecido, Dr. Arary Bittencourt é escritor, tendo lançado os livros ‘O menino de Oficinas’ 1 e 2. É, ainda, membro da Acatul (Academia Tubaronense de Letras) e do Lions Clube Tubarão Sul.

Por sua vez, Lúcia Flávia Corrêa Garcia é natural de Tubarão, orientadora educacional e um exemplo de mulher batalhadora. Uma filha de seis irmãos, com origem humilde. O pai era panificador e a mãe trabalhava nos Correios.

Formou-se na Unisul e fez pós-graduação em psicossociologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Começou a exercer a profissão no colégio Dehon, em 1971, e mais tarde como professora universitária.

A partir de um convite do ex-prefeito Estener Soratto, surgiu a oportunidade de se tornar a segunda vereadora mulher eleita em Tubarão.

Mais tarde veio a ideia de abrir a Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da Cidadania (Adocon), em Tubarão. Em 1996, ela, Reneuza Borba e mais umas dez pessoas passaram a trabalhar na orientação e defesa dos consumidores. Após 30 anos de trabalho para o estado em diversos cargos, veio a aposentadoria, mas não o fim. Por meio da igreja e das escolas, sua missão continua com a realização de palestras e participação em projetos sociais.

Lúcia Flávia venceu outra grande batalha: um câncer de mama inoperável. Um mal que veio para o bem. De acordo com a professora, foi um freio necessário em sua vida. Passou a cuidar mais de si e menos das coisas materiais. Aproveitou para valorizar o tempo com o marido, dos filhos e neto. Hoje comemora, pois está curada.

Por fim, o atual governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo nasceu em Lages (SC). Produtor rural, foi deputado estadual ente 1987 e 1988 e eleito prefeito de sua cidade natal por três mandatos, em 1989, 2000 e 2004. Em 1998, foi eleito deputado federal, mas ficou no cargo somente por dois anos. Deixou a Prefeitura de Lages em 2006 para lançar-se ao Senado, obtendo a vitória nas eleições. Renunciou à vaga de senador para tomar posse como governador de Santa Catarina em 2011 e até hoje continua ocupando o cargo, agora no seu segundo mandato.