Semana Nacional do Trânsito encerra neste sábado (23)

Entidades de Tubarão organizaram voluntariamente a Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem o tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

A programação iniciou no último dia 19, com várias atividades educativas, e termina neste sábado (23), com programação na Praça Sete de Setembro, com passeio ciclístico, atividades de orientação, educação e prevenção.

As empresas Ciauto e Ivetu, vão oferecer inspeção veicular gratuita, das 9 às 16 horas, na própria empresa. Os despachantes da Adetub farão esclarecimentos sobre documentação de veículos; Auto Escola Record (acessibilidade); FTC- Ferrovia Tereza Cristina com o programa Paz na Linha; o grupo do Alcoólicos Anônimos fala sobre o álcool e direção (prevenção e tratamento), Rotary Clube Tubarão Leste e Lions Clube – blitz educativa, distribuições de balões, WF-Guinchos com a exibição de carros batidos, blitz educativa com Polícia Militar e Guarda Municipal de Tubarão.

A Semana do Trânsito é dedicada a mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. A intenção é ampliar o conceito de segurança – que todo o cidadão está vulnerável – além de provocar um amplo debate sobre a legislação de trânsito, a mobilidade urbana sustentável, a estrutura viária respeitando a circulação de pedestres e veículos automotores. O principal compromisso desta conscientização é com a “valorização da vida”, intensificar valores, posturas e atitudes, no sentido de ir e vir dos cidadãos.

Conforme dados da organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas de acidentes de trânsito. A maior parte dos acidentes é provocada por imprudência dos motoristas, que se aventuram a dirigir embriagados ou acima dos limites de velocidades. Esta é a nona causa de mortes em todo o mundo, mas se considerada a faixa etária de jovens com idade entre 15 e 29 anos, passa a ser a primeira causa de mortes. O Brasil é o quinto colocado nestas estatísticas com a morte de 37.306 pessoas em 2015 e outras 204 com todo tipo de ferimentos.

Passeio Ciclístico

São esperados mais de 300 amantes do ciclismo, neste sábado (23), que fazem alerta para a segurança nas ruas e rodovias na Semana Nacional de Trânsito. A saída está programada para às 9 horas, da frente do Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. A partir da 8h15min, uma oficina móvel irá oferecer pequenos reparos (encher pneu, regular marcha, freio, banco) nas bicicletas dos participantes.

Fonte: S&S Comunicação Estratégica.