Alimentação Escolar é tema de reunião

Gestores da Fundação Municipal de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representantes da EPAGRI e membros das Cooperativas de Agricultura Familiar da região se reuniram nesta terça-feira (15) para tratar de vários assuntos relacionados a oferta de produtos para o cardápio da alimentação das escolas municipais de Tubarão.

A Lei federal nº 11.947 determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

A nutricionista do departamento de Alimentação Escolas e integrante da Fundação Municipal de Educação, Karin de Souza Pereira, apresentou dados referentes às aquisições de alimentos provenientes da agricultura familiar realizadas durante o primeiro semestre de 2017 e que foram destinados ao preparo das refeições servidas aos alunos. O valor investido pela prefeitura gira em torno dos R$ 335 mil e alcança os 30% exigidos pela Lei. Foram adquiridos itens como banana, maçã, abacaxi e laranja, verduras e legumes variados, além de pães e biscoitos caseiros, feijão, farinha de mandioca e ovos.

Atualmente quatro cooperativas (Cooperrica, Cooperfamília, Cooperação e Coofasul) fornecem gêneros alimentícios para a merenda escolar das escolas municipais.

As reuniões periódicas também têm como objetivo identificar a diversidade e a quantidade dos gêneros alimentícios ofertados pela agricultura familiar para facilitar a elaboração do cardápio nas escolas.