Prefeito faz visita à aluna que ganhou prêmio estadual de redação sobre Anita Garibaldi

O prefeito Joares Ponticelli fez, nesta quarta-feira (6), uma visita à Escola de Educação Básica Lino Pessoa para cumprimentar a estudante Beatriz Soares, vencedora de um concurso estadual de redação sobre Anita Garibaldi. O concurso “Cartas para Anita”, promovido pela NSC TV, foi um dos diversos eventos realizados por ocasião do bicentenário de nascimento da heroína.

 

Como o tema da redação era “O que você diria a Anita Garibaldi no seu bicentenário?”, Beatriz redigiu uma carta em primeira pessoa descrevendo o que aconteceu no país após a morte da lagunense, como por exemplo a proclamação da República, e os monumentos em sua homenagem na Itália e em Laguna.

 

“Já conhecia um pouco sobre ela desde criança, mas me aprofundei mais por conta do concurso”, contou a estudante.

 

Joares, por sua vez, relatou como dimensionou a importância mundial de Anita Garibaldi a partir de uma viagem à Itália no período em que foi deputado estadual.

 

“Nós demoramos muito aqui no Brasil para começar a reconhecer a importância e o legado de Anita Garibaldi. Na Itália, ela e Giuseppe são venerados de maneira impressionante, mas felizmente estamos mudando isso e iniciativas como esse concurso vencido pela Beatriz fortalecem cada vez mais essa nova fase”, comentou o prefeito.

 

Como forma de homenagear a estudante pela conquista no concurso que lhe rendeu como prêmio um notebook, Joares Ponticelli a homenageou com um exemplar do livro Dois Mundos e uma Rosa para Anita, organizado por Adílcio Cadorin e Andrea Antoniolli, e escrito em três idiomas.