Prefeitura e Unisul formalizam acordo do para atendimento acadêmico na Saúde municipal

A prefeitura de Tubarão e a Unisul formalizaram nesta terça-feira (15) o Contrato Organizativo da Ação Pública – Ensino-Saúde (Coapes), que regula as atribuições das duas instituições nos serviços de Saúde, além de questões como indicadores e as metas, critérios de avaliação de desempenho, ampliação de recursos financeiros e a forma de controle e fiscalização da sua execução.

O Coap, na prática, regula a atuação dos acadêmicos da área da Saúde da Unisul nos serviços oferecidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) como cenário da prática de Ensino.

Segundo o diretor-presidente da FMS, Daisson Travisol, o Coapes também abre a possibilidade da oferta de novos serviços e também capacitações. “Iniciamos as conversas para esse contrato em fevereiro. No início da nossa gestão comentei com o prefeito Joares da importância da parceria entre a fundação, a universidade e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Estamos quebrando as barreiras que existiam e evoluir para melhorar o atendimento da população. E a parceria com a universidade já está estabelecida e o nosso interesse é ampliar isso ainda mais”, destacou Daisson.

Com a celebração deste contrato, a Unisul contribuirá de forma corresponsável com a gestão dos serviços de saúde, qualificando a atenção prestada, incluindo apoio à elaboração de ações em saúde, a fim de melhorar indicadores de saúde locorregionais e promover a realização de ações, focadas na melhoria da saúde das pessoas/família/comunidade.

“Esta cooperação significa a possibilidade de qualificar a educação da instituição através do movimento de estudantes e professores que terão mais acesso às unidades de saúde do município. Ao mesmo tempo, o município também terá acesso aos ambientes de aprendizagem da Unisul. Esta movimentação impacta ainda mais a área da saúde do município, permitindo que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, reforça o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.

Para o prefeito Joares Ponticelli, Unisul e prefeitura renovam uma antiga parceria em favor de toda a população. “Não nasci em Tubarão, mas sou filho da Unisul. Vim para cá em 23 de julho de 1987, há 30 anos, para buscar a minha formação profissional e construí minha carreira de professor e política. Durante a campanha eu dizia que se chegássemos a prefeitura iríamos construir uma relação de extrema cumplicidade com a Unisul. A prefeitura e Unisul tem o mesmo DNA, pois a universidade foi criada a partir de uma iniciativa da prefeitura. Então porque não juntar toda essa energia em uma só direção em favor dos 104 mil tubaronenses? E desde que assumimos a administração municipal nessa direção estamos construindo, caminhando, consolidando essas ações”.