Projeto Timbó Empreendedor é apresentado ao colegiado municipal

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Joares Ponticelli, o vice Caio Tokarski, secretários, diretores-presidentes das fundações e gerentes do governo municipal participaram de uma reunião onde servidores públicos de Timbó, acompanhados do prefeito Jorge Krüger, apresentaram o projeto desenvolvido pelo ex-prefeito Laércio Schuster Júnior – o qual no último ano recebeu o prêmio nacional Sebrae de Prefeito Empreendedor de Santa Catarina.

O prêmio para Timbó veio como destaque temático em Compras Governamentais de Pequenos Negócios, com o projeto Timbó Empreendedor: Uso do Poder de Compras Governamentais como Vetor de Desenvolvimento Local. No município do médio Vale do Itajaí, por exemplo, cerca de 65% das compras da prefeitura são de empreendedores locais, enquanto que a média nacional é de 30%.

De acordo com Schuster Júnior, o objetivo é oferecer oportunidades para o pequeno empreendedor crescer e desenvolver o seu negócio. “Ao priorizar os pequenos negócios, é estimulada e incentivada a participação destes empreendimentos nos processos licitatórios e compras públicas. Com isso, o dinheiro do público permanece circulando na economia do município, fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios e gera mais renda e qualidade de vida para a população”, salienta o ex-prefeito.

A agente de desenvolvimento da prefeitura de Timbó, Daniela R. Witthoeft, destaca que o projeto visa orientar, informar e incentivar as pequenas empresas e à modernização da gestão pública. “Os principais objetivos da ação são buscar o envolvimento da comunidade, aproximando da prefeitura, tendo assim uma política pública e aberta a todos, além de dar apoio e orientação às licitações”, destaca.

O prefeito Joares Ponticelli expôs o quão enriquecedor é este projeto à cidade de Tubarão. “Não há constrangimento algum em copiar o que deu certo. Desta forma traremos inovação, conhecimento e capaticação ao município”, enfatiza.

Na próxima semana uma reunião será realizada entre os secretários para estudar a viabilidade do projeto para Tubarão.