Calendário de vacinas para portadores do vírus HIV com mais de 13 anos é reforçado
A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão divulgou nesta sexta-feira (7) o calendário vacinal para pacientes com mais de 13 anos de idade infectados pelo vírus HIV. O Ministério da Saúde observou uma baixa demanda de vacinação para o HPV entre as mulheres portadoras de HIV.
A imunização dos grupos precisa ser feita com as vacinas Influenza (dose anual da vacina inativada), Pneumococo 23 (dose inicial e um reforço a cada 5 anos), Haemophilus B (duas doses 0 e 2 meses nos menores de 19 anos e não vacinados), Hepatite B (quatro doses com o dobro da dose de sorologia anti Hbc e anti Hbs negativas 0-1-2 e 6 meses), Hepatite A (duas doses com intervalo de 6 meses se sorologia anti-HAV negativas), Varicela (duas doses com intervalo de 3 meses nos susceptíveis), Tríplice Viral (uma ou duas doses nos susceptíveis), Dupla tipo adulto (reforço a cada 10 anos), Febre Amarela (nos que residem ou viajam para área de risco a cada 10 anos).
A intenção do Ministério da Saúde é aumentar as coberturas vacinais e promover a adequação imunização com as três doses da vacina HPV. A utilização da vacina é de grande importância para prevenir diversas comorbidades atribuídas ao HPV, tanto em homens como em mulheres. Todas as pessoas vivendo com HIV/Aids, entre 9 e 26 anos, devem ser vacinados contra o HPV.