Conferência Municipal de Assistência Social debate fortalecimento dos direitos do SUAS
O auditório do bloco pedagógico da Unisul ficou lotado nesta quinta-feira (6) para a XI Conferência Municipal de Assistência Social, evento que reuniu vários servidores da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, de outras secretarias e de usuários dos serviços disponibilizados pela assistência social. O debate e as discussões foram sobre ações mais eficazes na área e, ainda, eleger delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.
O prefeito Joares Ponticelli destacou a necessidade de buscar recursos fixos para as atividades da Assistência Social. “A Educação e a Saúde contam com um mínimo de investimentos definidos por Lei, mas na Assistência Social muitas vezes as coisas são feitas do jeito que são possíveis e precisamos mudar isso, buscar dinheiro novo para essa finalidade também”.
O seminário contou com a palestra do mestre em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais Antônio Sérgio Curioni sobre a “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS” e discussão em grupos de trabalho sobre temas relacionados aos eixos temáticos que tinham como foco ideias sobre o melhor aproveitamento e aplicação dos direitos em torno do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Vídeos, debates e trocas de experiências conduziram o encontro, que foi aberto com a emocionante apresentação do Grupo Dom Maior, coral composto por alunos da Apae de Tubarão, e que foi aplaudido de pé pelos presentes.
As Conferências Estaduais de Assistência Social acontecem em todo o país entre os dias 12 de agosto e 20 de outubro. A Conferência Nacional ocorre entre 5 e 8 de dezembro, em Brasília.