Lançada a licitação para instalação do serviço de estacionamento rotativo

Planejada desde o início do ano, a reativação do serviço de estacionamento rotativo em Tubarão deve ocorrer nos próximos meses. O lançamento do edital da licitação ocorreu nesta segunda-feira (3) em uma entrevista coletiva onde o prefeito Joares Ponticelli também fez um balanço do primeiro semestre da gestão.

O modelo pretendido pela prefeitura havia sido apresentado no mês de maio em uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na qual estiveram presentes representantes do Observatório Social, Ordem dos Advogados do Brasil e Sindicato dos Contabilistas e diretores da CDL.

A licitação estabelece a concessão por um período de 10 anos. A modalidade prevê qualidade técnica e preço: primeiro será escolhida a oferta mais vantajosa para o município e a empresa vencedora terá de comprovar capacitação técnica para operação, como por exemplo já ter operado um sistema de no mínimo 600 vagas de estacionamento. Hoje, o rotativo em Tubarão conta com 1.500 vagas para automóveis e 500 para motocicleta.
A operação ficará por conta de 25 monitores (80 vagas de estacionamento para cada) e a cada 150 metros haverá um poto de venda do ticket de hora-vaga. A vagas serão de permanência de 2 horas e 4 horas dependendo da área, com tolerância de 15 minutos.

Quem vencer a concorrência terá de atender uma série de exigências, como providenciar a sinalização horizontal e vertical, disponibilizar a hora de ocupação de vaga através de aplicativo para smartphone, ponto de venda, diretamente com o monitor, via internet e por cartão de crédito.

O edital da licitação prevê uma garantia caução de R$ 950 mil em favor da prefeitura caso a operadora do rotativo não cumpra o período da concessão. O início das operações deve acontecer 60 dias após a assinatura do contrato.